sexta-feira, 5 de março de 2010

OS PRIMEIROS ANOS DA REPÚBLICA PORTUGUESA!




Estabelecida a República foi nomeado um Governo Provisório presidido por Teófilo Braga. Foi este governo que elaborou as primeiras leis da República.
Em 1911, realizam-se eleições para a Assembleia Legislativa. Os deputados eleitos vão elaborar a CONSTITUIÇÃO DE 1911. Esta constituição defendia a separação dos poderes entre o Parlamento que ficava com o poder legislativo, o Presidente da República e o Governo que ficavam com o poder executivo e os Tribunais que se encarregavam do poder judicial. O Parlamento escolhia e podia demitir o Presidente da República e um Governo que se formasse só se podia manter se tivesse o apoio da maioria dos deputados desse Parlamento. Estas decisões vão trazer uma grande instabilidade política, uma autêntica confusão, e o desprestígio do regime republicano. O Partido Republicano se manteve-se unido para fazer cair a monarquia. Depois da Revolução de 5 de Outubro de 1910, vai-se "partir" em diversos partidos, muitas vezes adversários uns dos outros, o que fazia que um governo que fosse constituído por um, não tinha o apoio dos outros, ou quando os partidos se "zangavam", tiravam o apoio aos ministros e governo que antes tinham apoiado!
Os governos eram formados para governar durante 4 anos. Mas entre 1910 3 1926 houve 45 governos e 8 Presidentes da República!Em as medidas tomadas nos primeiros tempos é de salientar: uma nova bandeira, um novo hino (a portuguesa) e uma nova moeda (o escudo).

Sem comentários:

Enviar um comentário