quinta-feira, 4 de março de 2010

1º PRESIDENTE DA REPÚBLICA - MANUEL DE ARRIAGA (1840 - 1917)



Nasceu na cidade da Horta no Faial, Açores em 1840 e faleceu em 1917. Ficou para a História como o primeiro Presidente da República Portuguesa.
Advogado de profissão fixou-se em Lisboa, depois de ter estudado em Coimbra. Adepto da causa republicana, defendeu-a através de escritos e de uma activa participação política, tendo feito parte do primeiro grupo de deputados republicanos eleito em 1878. O prestígio conquistado entre as hostes republicanas, as suas posições moderadas e descomprometimento pessoal face ao Governo Provisório formado depois da implantação da República, a 5 de Outubro de 1910, levaram a que fosse eleito para a chefia do novo regime.
Adoptou uma postura conciliadora tentando unir as diferentes facções republicanas. Não o conseguiu acabando mesmo por se envolver numa luta política com o Partido Democrático, que acabará por perder após ter nomeado o general Pimenta de Castro para o cargo de chefe do Governo e de ter apoiado a sua acção governativa, findada pela eclosão de uma revolta a 14 de Maio de 1915. Com o derrube do Governo caiu também Manuel de Arriaga que renunciou à Presidência da República a 16 de Maio.
(adaptado da net)

Sem comentários:

Enviar um comentário