quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Entrevista Histórica: A Aristides de Sousa Mendes

Patrícia Amaral: Bom dia senhoras e senhores, hoje vamos entrevistar um grande herói da história de Portugal. Um homem valente, cheio de coragem e bastante culto. Apresento-vos Aristides de Sousa Mendes.

Aristides de Sousa Mendes: Valente... quando quinei ninguém se lembrava de mim.

Vanessa Almada: Com certeza que alguém se lembrava de si!
Aristides de Sousa Mendes: Só aquela velhota que me piscava o olho todos os dias.

Patrícia Amaral: Continuando, o que o levou a seguir o curso de direito?

Aristides de Sousa Mendes: Era um sonho de criança.

Vanessa Almada: Porque é que casou com a sua prima direita?

Aristides de Sousa Mendes: Para ficar um casamento em família; é mais económico.

Patrícia Amaral: Voltando à sua carreira, em 1910, foi nomeado representante diplomático de 2ª classe na Guiana Britânica, três anos depois de se licenciar.

Aristides de Sousa Mendes: É verdade, depois de ser eleito na Guiana Britânica, a minha carreira começou a evoluir.

Vanessa Almada: A sua mulher apoiava-o nas suas decisões e os seus catorze filhos?

Aristides de Sousa Mendes: Na maior parte das vezes sim, eu contava muito com a opinião deles, e quando não estávamos de acordo íamos a votos. Eu fui sempre um homem muito democrático! Mesmo quando precisava de viajar contava com o apoio da minha família.

Patrícia Amaral: Alguma vez se arrependeu de ajudar aquelas pessoas em Bordéus?

Aristides de Sousa Mendes: Não, pois se há que desobedecer a uma ordem, prefiro desobedecer a uma ordem dos homens do que a uma ordem de Deus.

Vanessa Almada: Após a morte da sua mulher, Angelina, dizia-se que viveu com uma amante francesa, é verdade?

Aristides de Sousa Mendes: Sim, ela contribuiu para o aumento da minha miséria, foi um azar do caraças ter encontrado aquela mulher.
Patrícia Amaral: Terminamos assim a entrevista, com uma frase em homenagem a Aristides de Sousa Mendes. ‘Quem salva uma vida humana é como se salvasse o Mundo’.

Patrícia Amaral 8ºC Nº 19
Vanessa Almada 8ºC Nº 24

Sem comentários:

Enviar um comentário