quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

ENTREVISTA A ARISTIDES DE SOUSA MENDES


Margarida: Bom dia. O nosso entrevistado de hoje foi um herói português, um homem valente, cheio de cultura, Aristides de Sousa Mendes.

Quando é que nasceu e onde?

Aristides de Sousa Mendes (Adriana): Nasci no dia 19 de Julho de 1885, numa pequena localidade, em Cabanas de Viriato, perto de Mangualde.

Margarida: É verdade que em 12 de Maio de 1910, foi nomeado representante diplomático da 2ª classe na Guiana Britânica, passando depois a exercer funções em Zanzibar (Tanzânia)?

Aristides de Sousa Mendes (Adriana): Sim, é verdade mas também ganhei muita reputação.

Margarida: Como tal, foi promovido a quê, em 1918?

Aristides de Sousa Mendes (Adriana): Estava em plena ditadura de Sidónio Pais, onde fui promovido a representante diplomático da 1ª classe.

Margarida: Com o golpe de estado de 28 de Maio de 1926, Aristides de Sousa Mendes foi nomeado cônsul de vigo, o que é recebeu desde o inicio?

Aristides de Sousa Mendes (Adriana): Desde o início do regime ditatorial, recebi várias vezes louvores de Salazar.

Margarida: De 1931 a 1938, foi nomeado cônsul em Antuérpia, sendo depois transferido para Bordéus, o que é que aconteceu nessa data?

Aristides de Sousa Mendes (Adriana): À medida que crescia na Europa o Nazismo, crescia também o número de refugiados, sobretudo judeus, sob o governo de Vichy para Bordéus. Aí, eu concedi milhares de vistos a judeus que procuravam esperar ao extermínio Nazi.

Margarida: Que acontecimento deixou o povo muito em baixo?

Aristides de Sousa Mendes: morri.

Aristides de Sousa Mendes (Adriana): Em 1954, o Presidente República Mário Soares conferiu-me, a título póstumo, a ordem da Liberdade. Em 1989, a Assembleia da República reparou a grave injustiça que me foi cometida, reintegrando-me no serviço diplomático por unanimidade e aclamação.

Trabalho Realizado por: Margarida L. – nº17 – 8ºC
Adriana Valadas – nº 1 – 8ºC

Margarida: Obrigado pela sua participação!

Sem comentários:

Enviar um comentário