quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Entrevista a Aristides de Sousa Mendes

27 de Julho de 1953, Lisboa

João.G e João.C- Boa tarde, hoje estamos aqui com um dos heroís portugueses, o seu nome é Aristides de Sousa Mendes, mais conhecido por “O Schindler português”.

João.G e João.C- Ora sr. Aristides de Sousa Mendes, onde e quando nasceu?

Aristides- Boa tarde a todos, eu nasci em Cabanas de Viriato, a 19 de Julho de 1885.

João.G e João.C- Quantos anos tem agora?

Aristides- Eu agora tenho 68 anos, sabem, ao menos sei que, ao longo desta vida toda, fui conhecido e adorado por muita gente, que me ajudou nesta árdua tarefa de ajudar Portugal.

João.G e João.C- Onde foi baptizado?

Aristides- Fui baptizado Aristides de Sousa Mendes do Amaral e Abranches numa pequena aldeia do concelho do Carregal do Sal, no sul do distrito de Viseu.

João.G e João.C- De onde veio a sua paixão pela diplomacia?

Aristides- A minha paixão pela diplomacia veio quando tirei a licenciatura em direito na universidade de Coimbra, para entrar numa carreira diplomática.

João.G e João.C- Até agora teve oportunidade de viajar para o estrangeiro?

Aristides- Sim, tive oportunidade de ocupar delegações consulares pelo mundo fora, entre outros: Zanzibar, Brasil, E.U.A.

João.G e joão.C- Enquanto isso foi nomeado para algum cargo importante?

Aristides- Sim, em 1929 fui nomeado cônsul-geral em Antuérpia, cargo que ocupei ate 1938.

João.G e joão.C- Enquanto andava pelo mundo conheceu alguém importante?

Aristides- Claro! Enquanto andava pela Bélgica, por exemplo, conheci Maurie Maeterlinck que recebeu o prémio nobel da literatura, e Albert Einstein que recebeu o Prémio Nobel da Física, apesar de não se pentear de manhã.

João.G e João.C- Salazar nomeou-o para algum posto?

Aristides- Sim, em Bordéus, França, nomeou-me cônsul.

João.G e João.C- Você já estava em Lisboa quando começou a segunda guerra mundial?

Aristides- Não, eu permaneci em Bordéus como cônsul, quando Adolfo Hitler mandou avançar rapidamente as suas tropas sobre França, e iniciou a segunda guerra mundial.

João.G e João.C- Aristides, não acha que foi uma sorte Madrid não ter sido avisada a tempo para que você e os seus refugiados conseguisem passar as fronteiras com a França?

Aristides- Sim, impressionei os guardas aduaneiros com os meus vistos fabricados em França.

João.G e João.C- Ao ter desobedecido a uma ordem de Salazar, trouxe-lhe algumas dificuldades financeiras, não foi?

Aristides- Sim, fui demitido de cônsul, deixando-me a mim e aos meus 14 filhos e à minha mulher Angelina a sobreviver graças à solidariedade da comunidade judaica de Lisboa, que facilitou a alguns dos meus filhos a estudar no E.U.A.

João.G e João.C- Salazar pensou duas vezes antes de o reintegrar no corpo diplomático, não acha isso um gesto de bondade?

Aristides- Achei que foi um bom gesto de bondade, mas apesar de tudo rejeitei, porque Salazar so pensou na sua vingança por eu ter desobedecido a uma ordem dele.

João.G e João.C- Com isto acabamos esta entrevista a Aristide de Sousa Mendes, muito obrigado por nos ter contado parte da sua vida.

João.G e João.C- Um ano depois Aristides de Sousa Mendes faleceu muito pobre, a 3 de Abril de 1954, no hospital dos franciscanos em Lisboa. Não possuindo um fato próprio, foi enterrado com um hábito franciscano.

João Gomes Nº13
João Catarino Nº14
Trabalho de L.P
Professora: Ana Lúcia Rodrigues
8ºC

Sem comentários:

Enviar um comentário