quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Entrevista histórica e humorística a Aristides de Sousa Mendes


Josefina: Boa noite! Eu sou a Josefina e ele é o Aristides. Aristides de Sousa Mendes nasceu a 19 de Julho de 1885, em Cabanas de Viriato, perto de Mangualde em Portugal e foi um herói Português.

Josefina: Como é que foi ser cônsul de 2ª classe na Guiana Britânica?
Aristides: Foi bom! As vistas eram boas, o horizonte era bonito e era considerado uma beleza naqueles tempos.

Josefina: Foi bom ser promovido para cônsul de 1ª classe?
Aristides: Claro que foi; o velho bateu as botas, a verdade é que já estava farto dele, andava a roubar-me a reputação entra as velhinhas.

Josefina: Como é que conheceu a sua mulher?
Aristides : Quando estava a arrumar as barracas ouvi um grito, olhei para o horizonte e ali estava ela a dizer:
Aaaaaaaaah!!! «Salva-me Aristides» Bem, por acaso ela não disse isto, mas sempre se pode acrescentar!

Josefina: E apaixonou-se logo por ela?
Aristides: Sim, pode-se dizer que foi amor a primeira vista.

Josefina: O que fez para ajudar todos aqueles Judeus?
Aristides: Então… eles queriam ir para a praia mas Salazar, o dono da praia não os deixava entrar, os coitados dos Judeus queriam ir de férias e aquilo foi um problema. Tive de dar vistos se não cortavam-me a cabeça! Não tinham praias de jeito.

Josefina: E… foi despedido...
Aristides: Claro, Salazar era carrancudo, fui despedido, perdi o meu salário e morri, pobre e sozinho.

Josefina: E esta foi a história de Aristides de Sousa Mendes.
Mariana M. e Ana S., turma 8ºA, professora Ana L. R. .

Sem comentários:

Enviar um comentário