quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Uma breve entrevista histórica e humorística a Aristides de Sousa Mendes

Ricardo : Muito boa tarde !

Nádia: Hoje vamos entrevistar uma grande homem, e herói que salvou milhares de vidas. Muito boa tarde Aristides, como está?

ASM: Estou bem, mas estaria ainda melhor se não estivesse aqui na cova!

Ricardo: Pois, mas não podemos fazer nada acerca disso, não é senhor Aristides? Bem, conte-nos como teve coragem de abdicar do seu cargo de cônsul e, mais do que isso, salvar milhares de pessoas...

Nádia: Bem, também não precisas de exagerar Ricardo, não foram milhares, foram apenas cerca de trinta mil refugiados.

Ricardo: Então, mas trinta mil, na minha opinião, são milhares não são?

Nádia: Pois, mas deixa agora o Aristides, perdão, o senhor Aristides falar, pode ser?

Ricardo: Muito bem, continuando… Conte-nos como teve coragem de abdicar o seu cargo de cônsul e salvar milh ... perdão, mais de trinta mil refugiados?

ASM: Vocemecês, por favor, deixam-me acabar de falar? Ai os gaiatos de hoje em dia, não respeitam os mais velhos. Olha, que quando vocemecês nasceram, já eu comia sopa!
Bem, a questão é como eu tive coragem de abdicar do cargo de cônsul? pois bem, eu ...
Ricardo: Abdicar do cargo de cônsul e salvar milh... perdão, mais de trinta mil habitantes.


ASM : Pois, era isso que eu queria dizer.

Ricardo: Então fala favor, senhor Aristides.

ASM: Bem, não foi fácil, porque para perder o meu emprego não foi uma decisão lá muito fácil, mas também ver todas aquelas pessoas a sofrerem, tive logo que ajudar e se perder o meu cargo como cônsul, e ser condenado a um ano de suspensão sem renumeração e ter sofrido para o resto da minha vida, impedido de exercer advogaria e de sair do país e sofrer muita tensão psicológica, até ao ponto de sofrer várias hemorragias celebrais, para salvar mais de trinta mil refugiados como a Nádia disse ...

Ricardo: Eu é que tinha relatado que foram 30 mil refugiados, senhor Aristides.

Nádia: Não sejas mentiroso Ricar...

ASM: Seja como for, isso tudo valeu a pena para salvar todas essas pessoas e é isso, sim, é isso que nos faz de nós " verdadeiros "cidadãos" portugueses!

Nádia: Agradecemos que tenha vindo, digamos, "lá de cima", para vir a esta entrevista!

Ricardo: E também agradecemos, agradecemos profundamente, em nome deste país, em nome de todas as pessoas que ajudou, que tenha feito esse extraordinário acto de coragem, e...ASM: Pronto, já percebi que me querem agradecer muito. De nada! Agora se me dão licença, eu tenho...hum...compromissos. Adeus gaiatos, gostei muito desta entrevista!

Sem comentários:

Enviar um comentário